• contato@Beltraneprojetos.com.br
  • (19)3312-0111

Manutenção Preventiva em Transformadores de Potência

admin      -

Manutenção Preventiva em Transformadores de Potência

Manutenção Preventiva em Transformadores de Potência. Um cronograma de manutenção preventiva consiste em inspeções regulares e substituições de componentes de acordo com o cronograma de manutenção do produto específico. Os cronogramas de manutenção são baseados na longa experiência da Beltran&Projetos na manutenção de seus produtos.  A manutenção preventiva regular ajuda a facilitar o planejamento orçamentário.

O principal ponto de preocupação no envelhecimento e a expectativa de vida dos transformadores é a condição do sistema de isolamento, que é tipicamente baseado em produtos orgânicos.

Os produtos orgânicos em um transformador se degradam ao longo do tempo e finalmente, perdem a capacidade de suportar os esforços que um transformador pode ver na vida diária (curto-circuitos, energização, vibração, etc.).

Manutenção Preventiva em Transformadores de Potência.

É possível reverter o envelhecimento do óleo mineral através da recuperação de óleo que pode restaurar as propriedades do material próximo aos valores quando novo.

O envelhecimento do isolamento de papel, porém, é um processo irreversível e é considerado um dos processos que limitam a vida de um transformador.

A vida útil desta combinação de óleo mineral e papel em um transformador é muito dependente da temperatura de operação, do teor de oxigênio, da acidez do óleo e do teor de umidade no isolamento.

A temperatura depende principalmente do design do transformador, do carregamento, das instalações de resfriamento e da temperatura ambiente. Alterar esses parâmetros não é fácil e normalmente envolve grandes investimentos. A umidade é acumulada dentro do isolamento de papel do transformador e possui fontes diferentes.

Manutenção Preventiva em Transformadores de Potência.

A melhor maneira de proteger um transformador é ter um bom cronograma de manutenção preventiva. Os seguintes componentes são muito importantes na proteção do transformador de potência, Indicadores de temperatura do óleo, Indicadores de temperatura de enrolamento, Relé de Buchholz, Medidor de nível de óleo magnético, Ventilação de explosão, Respirador.

Fusível HT e fusível de saída, disjuntor LT, disjuntor HT com sobrecarga, disparo do relé de falha de terra, relé de surto de óleo para OLTC, PRV para OLTC, HORN GAPS e Lightening Arrestor.

Manutenção Preventiva em Transformadores de Potência

 

Manutenção Preventiva em Transformadores de Potência.

01

Manutenção do óleo do transformador de potência

  1. Verificação de nível de óleo. Fugas a serem atendidas.
  2. Óleo BDV (tensão de ruptura) e verificação de acidez em intervalos regulares. Se a acidez estiver entre 0,5 a 1 mg KOH, o óleo deve ser mantido sob observação.
  3. BDV, Cor e cheiro de óleo são indicativos.
  4. As lamas, poeira, sujeira, umidade podem ser removidas por filtração.
  5. O óleo quando coberto deve ser da mesma marca. Pode levar à formação de lamas e ao conteúdo ácido.
02

Resistência de isolamento

A resistência de isolamento do transformador deve ser verificada uma vez em 6 meses. Os valores de Megger juntamente com os valores de óleo indicam a condição do transformador.

03

Deformação física e indicadores

As buchas devem ser limpas e inspecionadas por quaisquer rachaduras. Depósitos de poeira e sujeira, deposições de sal ou deposição química, deposições de cimento ou fumos ácidos devem ser cuidadosamente anotados e corrigidos. Verificação periódica de quaisquer conexões soltas dos terminais do lado HV e LV. Inspeção regular das leituras do MEDIDOR DE TEMPERATURA DE PETRÓLEO E ESMAGAMENTO.

Exame respiratório. Desidratação de gel de sílica, se necessário. Exame de diafragma de ventilação de explosão. Conservador para ser limpo de dentro depois de cada três anos. Limpeza no pátio da subestação com todas as redes, videiras, arbustos removidos.

Contrate a Beltran&Projetos para realizar manutenção preventiva e corretiva em seus Transformadores de Potência.