• contato@Beltraneprojetos.com.br
  • (19)3312-0111

Manutenção Preventiva em Disjuntores de Média Tensão

admin      -

Manutenção Preventiva em Disjuntores de Média Tensão

Manutenção Preventiva em Disjuntores de Média Tensão. A Beltra&Projetos é uma empresa especializada em Disjuntores de média tensão classificados entre 1 e 72 kV podem ser montados em alinhamentos de aparelhagem fechados em metal para uso interno, ou podem ser componentes individuais instalados no exterior em uma subestação.

Os disjuntores de ar-ruptura substituíram as unidades cheias de óleo para aplicações internas, mas agora estão sendo substituídas por disjuntores de vácuo (até cerca de 35 kV).

Os disjuntores de média tensão que operam na faixa de 600 a 15.000 volts devem ser inspecionados e mantidos anualmente ou após cada 2.000 operações, o que ocorrer primeiro.

O cronograma de manutenção acima é recomendado pelas normas aplicáveis ​​para alcançar o desempenho exigido dos disjuntores.

Manutenção Preventiva em Disjuntores de Média Tensão.

Práticas de segurança

Os procedimentos de manutenção incluem as práticas de segurança indicadas no ROMSS(Normas de Segurança de Operação e Manutenção de Recuperação) e os seguintes pontos que requerem atenção especial.

  • Certifique-se de que o disjuntor e seu mecanismo estão desconectados de toda a energia elétrica, tanto de alta tensão como de controle, antes de serem inspecionados ou reparados.
  • Retire a pressão do receptor de ar de qualquer disjuntor de ar comprimido antes de ser inspecionado ou reparado.
  • Após o disjuntor ter sido desconectado da energia elétrica, coloque as derivações de aterramento adequadamente antes de tocar em qualquer uma das peças do disjuntor.
  • Não coloque ferramentas no equipamento enquanto trabalha nele, pois podem ser esquecidas quando o equipamento é colocado de volta no serviço.

 Disjuntores de Média Tensão.

Manutenção Preventiva em Disjuntores de Média Tensão.

Procedimentos de manutenção para:

Disjuntores de média tensão

As sugestões a seguir são usadas em conjunto com os livros de instruções do fabricante para a manutenção de disjuntores de ar de média tensão:

  1. Limpe as peças isolantes, incluindo os casquilhos.
  2. Verifique o alinhamento e a condição dos contatos móveis e estacionários e ajuste-os de acordo com os dados do fabricante.
  3. Veja que parafusos, porcas, arruelas, cavilhas e todas as conexões de terminais estão no lugar e apertado.
  4. Verifique os danos do arco e substitua as peças danificadas.
  5. Limpe e lubrifique o mecanismo de operação e ajuste-o conforme descrito no manual de instruções. Se o mecanismo de operação não puder ser trazido para tolerâncias especificadas, geralmente indicará desgaste excessivo e a necessidade de uma revisão completa.
  6. Verifique, após o serviço, disjuntor para verificar se os contatos se deslocam para as posições totalmente abertas e totalmente fechadas, que há ausência de atrito ou encadernação e que a operação elétrica é funcional.

Manutenção Preventiva em Disjuntores de Média Tensão.

Manutenção Preventiva em Disjuntores de Média Tensão.

Disjuntores de óleo de média tensão

As sugestões a seguir são usadas em conjunto com os livros de instruções do fabricante para a manutenção de disjuntores de óleo de média tensão:

  1. Verifique a condição, alinhamento e ajuste dos contatos.
  2. Limpe completamente o tanque e outras peças que estiveram em contato com o óleo.
  3. Teste a resistência dielétrica do óleo e filtre ou substitua o óleo se a força dielétrica for inferior a 22 kV. O óleo deve ser filtrado ou substituído sempre que uma inspeção visual mostra uma quantidade excessiva de carbono, mesmo que a força dielétrica seja satisfatória.
  4. Verifique o disjuntor e os mecanismos de operação para hardware solto e pinos faltantes ou quebrados, retenção de anéis, etc.
  5. Ajuste o disjuntor conforme indicado no manual de instruções.
  6. Limpe e lubrifique o mecanismo de operação.
  7. Antes de substituir o tanque, verifique se não há fricção ou encadernação que possam dificultar a operação do disjuntor. Verifique também a operação elétrica. Evite operar o disjuntor mais do que o necessário sem óleo no tanque, pois é projetado para operar em óleo e danos mecânicos podem resultar de operação excessiva sem ele.
  8. Ao substituir o tanque e recarregá-lo com óleo, verifique se as juntas não estão danificadas e todas as porcas e válvulas são apertadas adequadamente para evitar a fuga.

 Manutenção Disjuntores de Média Tensão.

Manutenção Preventiva em Disjuntores de Média Tensão.

Disjuntores de vácuo de média tensão

A inspeção direta dos contatos primários não é possível porque eles estão incluídos em recipientes de vácuo. Os mecanismos de operação são semelhantes aos disjuntores discutidos anteriormente e podem ser mantidos da mesma maneira. As seguintes duas verificações de manutenção são sugeridas para os principais contatos:

  1. Medir a mudança na posição externa do eixo após um período de uso pode indicar a extensão da erosão do contato. Consulte o manual de instruções do fabricante.
  2. A condição do vácuo pode ser verificada por um teste hipot. Consulte o manual de instruções do fabricante.

A Beltran&Projetos é uma empresa preparada para realizar manutenção preventiva e corretiva em Disjuntores de Média Tensão.